O

lá, minha gente! Tudo bem com vocês? Hoje eu quero falar sobre um tema fundamental para quem tem interesse no empreendedorismo gastronômico: finanças pessoais. Sim, nós precisamos falar de dindim, cascalho, de dinheiro!!! 

Para você que está pensando em iniciar seu negócio, é essencial ter as finanças pessoais em dia. Quando eu me tornei empreendedora, já saí endividada e isso não é nada recomendado. Por isso, antes de realmente começar a empreender, é preciso estar com as contas em dia. Vamos descobrir juntos como fazer isso?

Dicas fundamentais para colocar as finanças pessoais em dia antes de empreender na gastronomia

Se você não organizar as finanças pessoais, vai levar toda essa confusão para a sua empresa ou negócio. Não dá para fazer essa mistura, tirar de um lugar para pagar uma conta sua que não tem nada a ver com o seu negócio. É preciso planejar tudo muito certinho. Confira:

1. Não faça mais dívidas

Aprenda desde o comecinho: empreender significa fazer escolhas e ajustar as finanças pessoais. Defina as suas prioridades. Eu, por exemplo, lembro que queria comprar uma tevê quando estava para começar meu negócio, mas optei por investir o dinheiro que eu tinha no meu projeto. Então, nada de fazer mais dívidas. Segura o cartão de crédito, pensa bem antes de sair fazendo qualquer coisa. Isso tem que ser uma regra sagrada para você.

2. Corte gastos

Esse é outro ponto fundamental quando estamos empreendendo e precisamos ajustar as finanças pessoais. É essencial cortar gastos, avaliar o que é realmente necessário para ajudar o dindim a render. Lembro que eu cortei, por exemplo, a tevê a cabo e o telefone fixo. Não eram necessários na minha rotina naquele momento, de verdade. E olha que ainda arrumei mais tempo para a leitura e para produzir mais. Fica a dica!

3. Tem que colocar em prática o “plano nome limpo”

Se você tem dívidas, trate de colocar suas finanças pessoais em dia. Faça um levantamento de tudo o que deve, negocie ou renegocie se for preciso. Uma dica é sempre tentar quitar uma parcela e adiantar outra, pois aí cai muito os juros e aquela quantidade absurda de encargos. Fuja de um monte de parcelas espalhadas pelos cartões e boletos da vida. Um tropeço nas contas vai abalar seu negócio. Pode ter certeza.

4. Faça uma reserva financeira

Não gaste mais do que você ganha! Estabeleça suas metas para garantir o equilíbrio das suas finanças pessoais. Esse cuidado é essencial para quem quer empreender. Se você gostou dessas dicas, confira também o vídeo abaixo, com ainda mais informações sobre se vale a pena vender no iFood:

Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre o assunto, clique aqui e conheça o meu curso Marmita Fitness, nele você terá acesso a 58 videoaulas, Planilha de Precificação com até 100 receitas e muito mais.

Não perca tempo!

Até a próxima matéria. Um forte abraço e bora ganhar dinheiro, meu povo.

Conteúdo criado em 
14/10/2021
 na categoria  
Dicas de Gestão

Mais blog posts sobre 

Dicas de Gestão

 

Ver mais BLOG POSTS

Chef Planet News
Toda semana videoaulas e conteúdos exclusivos
para turbinar seu negócio!

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.