O

Olá, minha gente! Tudo bem com vocês? Depois de inúmeros pedidos, chegou a hora de compartilhar dicas sobre como escolher uma fritadeira a gás ou elétrica. Antes de qualquer coisa, um aviso importante: essa decisão vai depender muito da demanda do seu negócio (a quantidade de produtos que você prepara diariamente e o tempo que tem para realizar essas atividades), da avaliação dos custos (comparar, na região em que você mora, o valor da tarifa de energia elétrica e do gás) e da sua estrutura de trabalho (cozinha industrial, food truck ou sua própria casa).

Com base em todas essas informações, fica mais fácil escolher entre a fritadeira a gás ou elétrica. Em outras palavras, estudo e planejamento sempre fazem a diferença. Ok? Bora lá avaliar qual é a melhor opção para as suas atividades?

Fritadeiras a gás

Para saber se a fritadeira a gás é a escolha certa para você, fique atento: se o seu negócio envolve mobilidade, como um food truck ou a venda de pastel em feiras, com certeza essa é a melhor opção. Imaginou você depender de ponto de energia elétrica ou de analisar a voltagem (110 ou 220 volts)?

No caso da fritadeira a gás, o aquecimento se dá de forma indireta. Isso pode acontecer de duas formas: a peça é aquecida na base da cuba de fritura ou ainda por meio de tubos trocadores de calor envoltos por óleo.

A primeira maneira também é chamada de sistema de tacho e apresenta a mesma eficiência de uma panela sobre o fogão. Por isso, a segunda forma apresenta um maior desempenho.

Se você atua em uma cozinha industrial, é preciso prever a central de gás no seu espaço. Essa é uma exigência de lei e essas regras devem ser seguidas à risca. 

Quais são as vantagens da fritadeira a gás?

* A limpeza é prática é fácil

* A operação é sinônimo de facilidade, pois basta ter acesso a um botijão ou ao gás encanado

* Mesmo que falte energia elétrica, seu trabalho continua a todo vapor com a fritadeira a gás

* O aquecimento se dá rapidamente, ou seja, facilita as suas atividades

Fritadeiras elétricas

Particularmente, é a minha preferida. Um dos pontos positivos da fritadeira elétrica é que o custo da manutenção é menor em comparação aos modelos a gás. No caso do funcionamento, ele se dá por meio de resistências elétricas.

Na fritadeira elétrica, a resistência está interligada a um termostato, instrumento que tem a função de fazer o controle da temperatura e desligar o equipamento quando ela se tornar mais elevada. Isso faz toda a diferença. 

Esse controle real da temperatura na fritadeira elétrica é uma supervantagem, principalmente para preparos que exigem esse cuidado seguido à risca. No caso das fritadeiras a gás, você precisa usar um termômetro. 

Quais são as vantagens da fritadeira elétrica?

* A fritadeira elétrica não tem o risco de vazamento de gás

* É muito fácil de instalar

* Em relação aos modelos a  gás, normalmente é mais compacta, ou seja, perfeita para cozinhas menores

* O transporte é prático

* Apresenta maior eficácia na transferência de calor, pois os queimadores estão submersos

Seja a sua escolha a fritadeira a gás ou a elétrica, a segurança deve ser sempre palavra de ordem nas suas atividades. Para que tudo ocorra bem em seus trabalhos diários, siga esses três passos:

1. Instalação: todo o cuidado nessa etapa é primordial. Avalie a central de gás ou sua rede elétrica para ver se está operando na capacidade esperada.

2. Treinamento: a capacitação de todos os profissionais que atuam na cozinha é essencial.

3. Manutenção periódica: esse ponto é a cereja do bolo! A manutenção constante, assim como a higienização correta, são medidas fundamentais para garantir a qualidade e a segurança nas suas rotinas diárias. 

Pronto para escolher? Qual será a sua opção? A fritadeira a gás ou a elétrica? Com todas essas orientações, tenho certeza que você vai tomar a decisão mais acertada para o seu negócio. Boa sorte!


Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre receitas, gestão de restaurantes, bares, marmitaria, padarias e mais, clique aqui e conheça o meu curso Marmita Fitnes. Nele, eu explico tudo o que você precisa saber para garantir lucro no seu negócio. 

Até a próxima matéria. Um forte abraço e bora ganhar dinheiro, meu povo.

Conteúdo criado em 
22/12/2021
 na categoria  
Bares e Restaurantes

Mais blog posts sobre 

Bares e Restaurantes

 

Ver mais BLOG POSTS

Chef Planet News
Toda semana videoaulas e conteúdos exclusivos
para turbinar seu negócio!

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.