Olá, minha gente! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre como escolher taças e copos para festas, eventos, bares e restaurantes. De maneira geral, esses itens podem ser curingas em muitas ocasiões. Com criatividade, tornam-se perfeitos até para servir sobremesas ou uma saladinha caprichada.
Antes de falar das taças e copos, vale uma dica prática sobre bebidas. Saiba diferenciar o drinque de um coquetel. Independentemente de levarem ou não álcool, eles se distinguem da seguinte forma:
* Drinque: tem de 1 a 2 ingredientes no máximo.
* Coquetel: 3 ou mais ingredientes na receita.
Com base nessas informações, vamos ver alguns tipos de taças e copos bacanas para festas, eventos, bares e restaurantes:
1. Copos pequenos (normalmente usados para servir cachaça): de 40 ml a 60 ml, podem ser perfeitos para a degustação de bebidas e até mesmo para preparar um gostoso brigadeiro de colher.
2. Copo on the rocks: mais baixo e largo, é ideal para servir bebidas como uísque, caipirinhas e destilados. O formato permite acrescentar gelo à bebida.
3. Taça de cristal: mais caras, diferenciam-se das de vidro devido à alta quantidade de chumbo, responsável por torná-las mais porosas, ou seja, absorvem mais aromas. Se você disponibilizá-las em um evento, estabeleça no contrato a necessidade de ressarcimento no caso de alguma delas quebrar ou de apresentarem trincados.
4. Taça para Irish Coffee: além de servir essa delícia criada pelos irlandeses, é recomendada ainda para as mais variadas receitas de café e também para a produção de sobremesas.
5. Taça Flûte: o nome, de origem francesa, remete à flauta, instrumento que foi inspiração para seu formato. Por serem longas e com a boca estreita, essas taças são ideais para o champanhe e espumantes, pois garantem a conservação dos aromas e das “perlages”, ou seja as borbulhas que se formam por conta da presença do gás carbônico.
6. Taça Tulipa: é o nome popular do copo pilsener. Em outras palavras, é perfeita para servir uma cervejinha bem gelada. Seu formato conserva o colarinho por mais tempo e garante a degustação do aroma inconfundível do lúpulo. O copo de chopp, por sua vez, é perfeito para servir em quantidade – de 500 ml para mais.
7. Taça de Margarita: se você é fã do drinque mexicano, saiba que essa taça, devido à boca grande e ao bojo dividido em duas partes (um mais longo e outro mais estreito), também é recomendada para outras bebidas bem geladas, tipo frozen, e ainda para coquetéis de frutas.
8. Copo Long Drink: excelente para coquetéis tropicais, sabe? Aqueles bem coloridos e com decorações caprichadas. Com cerca de 250 ml, seu formato alongado permite o acréscimo do gelo, que é fundamental nessas receitas.
9. Taça Hurricane: com haste curta e mais avantajada na parte inferior, também é recomendada para o preparo de coquetéis e outras receitas que sua criatividade permitir.
10. Taça para Milk Shake: com cerca de 360 ml, é recomendada para o preparo dessa delícia e também para inúmeras outras receitas caprichadas e irresistíveis. Vai da sua criatividade.
11. Taça para Conhaque: também conhecida como balloon snifter, ela apresenta o bojo mais largo e a boca bem estreita. Como é bem baixa, essa taça deve ser segurada pelo bojo, já que é o calor das mãos que possibilitará o aumento da temperatura da bebida e a liberação dos aromas. A taça do conhaque também é perfeita para criar sobremesas e tem aproximadamente 300 ml.
Há vários modelos de copos e taças que podem fazer a diferença no seu negócio. Os copos do tipo collins, por exemplo, mais altos e que formam um “v” discreto, podem ser boas opções para água, sucos e refrigerantes.
A verdade é que com inúmeros modelos à disposição, copos e taças podem ser versáteis e muito úteis nas mais diferentes ocasiões. Há ainda os apropriados para os vinhos, que variam se for branco ou tinto, por exemplo.
Com base nessas informações, você pode buscar inovações bacanas utilizando copos e taças como apetrechos na sua festa, evento, bar ou restaurante. Arrase!
Para fechar, uma última dica: providencie descanso para copos e taças. Eles podem dar um toque especial à decoração e são essenciais para que o cliente não se molhe com o suor típico desses objetos. Um guardanapo bacana também dá um tom mais requintado. É muito chique, fala sério!
Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre receitas, gestão de restaurantes, bares, marmitaria, padarias e mais, clique aqui e conheça o meu curso Marmita Fitness. Nele, eu explico tudo o que você precisa saber para garantir lucro no seu negócio.
E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!
Até a próxima matéria. Um forte abraço e bora ganhar dinheiro, meu povo!