O ano de 2020 foi de muita instabilidade para o setor de alimentação fora de casa. Vários negócios se viram obrigados a fazerem cortes no seu quadro de funcionários e até mesmo fechar as portas definitivamente.
Porém, o delivery foi a saída para muitos estabelecimentos. Esse modelo de atendimento permitiu que muitos restaurantes espalhados pelo Brasil seguissem ativos.
Pensando em mapear o cenário que bares e restaurantes enfrentaram durante o ano de 2020, a Saipos devolveu uma pesquisa para compreender os impactos da pandemia sobre esses negócios e as principais tendências para o setor este ano.. A surpresa foi identificar um número positivo em relação a pandemia: a criação de novos negócios do ramo de alimentação.
Aproximadamente 62% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram que abriram seus negócios no período de até um ano. Ou seja, durante as restrições de circulação da população.
Não é novidade para os gestores de restaurantes que o delivery foi um dos fatores principais para manter os negócios vivos no ano que passou. Esse formato de venda foi essencial tanto para os estabelecimentos, quanto para os consumidores, e se tornou a aposta de muitos novos empreendedores do ramo durante a pandemia.
Isso demonstra que o setor, apesar das diversas dificuldades encontradas durante o ano de 2020, não parou. Muitos foram os empreendedores que enxergaram no ramo de alimentação por delivery uma oportunidade para driblar a crise financeira e até mesmo o desemprego.
Tempos difíceis exigem criatividade para superá-los
Se aprendemos alguma coisa em 2020 é que os hábitos de consumo se modificaram. Com o isolamento social, muitos consumidores se viram obrigados a aderir a um novo formato de compras.
Os hábitos de consumo dos brasileiros no último ano foram os mais distintos. Porém, os modelos tradicionais de pratos se mantiveram no Top dos mais pedidos. Um desses destaques é o aumento de vendas de marmitas.
O aumento dos pedidos desse tipo de prato está atribuído diretamente ao número expressivo de pessoas que aderiram ao home office. O brasileiro passou a se alimentar mais em casa e cozinhar todos os dias se tornou uma tarefa exaustiva para quem já precisa lidar com o novo modelo de trabalho.
O delivery é uma tendência que seguirá em alta em 2021. Por isso, continuar investindo em ações para potencializar as vendas nesse segmento é essencial. “Nós vemos, no mercado, que muitas pessoas ainda irão permanecer nas suas casas e isso é um impulsionador de vendas para o setor,” afirma o CEO da Saipos, Anderson Onzi.
As principais tendências para 2021
O setor de alimentação precisou se adaptar a esse (nem tão) novo modelo de vendas. A solução foi investir no delivery e em novas tecnologias eficazes para potencializar esse tipo de operação.
“Percebemos que por causa do delivery muitas transformações foram necessárias no planejamento de negócios no país, por isso estar atento ao cenário é essencial,” explica Onzi.
Devido ao grande número de pessoas aderindo ao home office, a busca por uma comida caseira de qualidade aumentou. A previsão é que em 2021, este segmento siga em alta.
Delivery segue em Alta
Aqueles que já estavam acostumados e os que conseguiram se adequar rápido ao delivery conseguiram sair melhor do que a média no mercado e muitos ainda aumentaram suas vendas.
Para esse ano, o delivery não vai perder sua importância. A necessidade de oferecer soluções que melhorem a experiência dos clientes é apenas um dos motivos que vai impulsionar o crescimento do delivery. Em 2021, o mesmo deve movimentar cerca de 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo.
Dark Kitchens
Uma das maiores apostas para o mercado de food service em 2020 foram as Dark Kitchens. O setor estava em pleno crescimento e se mostrou uma alternativa ideal quando os restaurantes foram obrigados a fechar suas portas por causa da pandemia.
Em 2021, esse modelo de negócio segue ainda mais fortalecido, por ter se consolidado como uma operação que gera mais renda e menos desperdício de tempo e matéria-prima para os empresários.
Site Próprio
Para economizar nas altas taxas cobradas pelos aplicativos delivery, uma alternativa é investir em Aplicativos e Sites Delivery próprios de restaurantes, que já são tendências estabelecidas.
Empresas como o Sistema Saipos desenvolvem recursos tecnológicos como o Site Delivery. Essa ferramenta, por exemplo, traz diversos benefícios para o atendimento do seu negócio, como:
– Fidelização de clientes;
– Economia com marketplaces, como iFood, Uber Eats e Rappi;
– Aumento do número de vendas;
– Maior organização na operação por delivery;
– Melhora no atendimento do seu restaurante;
Para conhecer melhor o Site Delivery Saipos, clique aqui.
Experiências digitais
Com um consumidor cada vez mais digital, a experiência do cliente precisa ser uma das prioridades em 2021. Pensar em estratégias que atraiam mais clientes e que proporcionem uma vivência única para o usuário será uma necessidade para esse ano.
Investir em site próprios, cardápios digitais, combos promocionais, vouchers, gift cards e as mais variadas formas de pagamento online são algumas das opções em que você pode utilizar para fidelizar seus clientes.
Novas tecnologias
Procure por empresas que ofereçam funcionalidades que otimizem seu tempo e auxiliem na experiência do seu cliente. Três tecnologias que serão tendência esse ano são: Big Data, IoT e Omnichannel.
A partir dessas ferramentas é possível digitalizar processos e transformar a operação dos negócios. Elas ajudam a reduzir o custo operacional e permitem a elaboração de processos mais eficientes. Ambas também possibilitam oferecer a melhor experiência para cada cliente.
Para o CEO do Sistema Saipos, referência no setor food service, é essencial investir em um sistema para restaurantes. “Na Saipos, nós estamos sempre pensando nas melhores soluções que atendam o mercado. Investimos pesado em novas tecnologias e funcionalidades porque sabemos que as necessidade dos empresários vai além de aumentar suas vendas,” explica Anderson Onzi.
Para 2021, o mercado ainda vai passar por mudanças. Só teremos um panorama mais desenhado depois de sabermos sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19. Mas independente do que aconteça, o setor de bares e restaurantes se mostrou aberto para adaptações e entender que é preciso estar sempre pensando em novas estratégias para se manter funcionando.
A pesquisa completa desenvolvida pela Saipos pode ser acessada gratuitamente por aqui.