O

Olá, minha gente! Tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe aqui uma série de utensílios e equipamentos que são essenciais para quem está trabalhando com marmitaria. O investimento vai depender do tamanho do seu negócio e do quanto você tem disponível para incrementar seu trabalho, mas tenho certeza que essas dicas farão a diferença na sua rotina.

Para começar, vamos ver alguns utensílios básicos para as atividades de marmitaria. Sem eles, você não vai conseguir dar a largada rumo ao sucesso. Confira:

Utensílio essenciais para a marmitaria

1. Facas

Esse é o nosso armamento básico na cozinha da marmitaria. Você não vai conseguir fazer uma quentinha deliciosa e diferenciada sem elas.

Para trabalhar com suas marmitas, em um primeiro momento, pelos menos 3 são essenciais:

* Faca do chef: multiúso, serve para cortar desde carnes até legumes.

* Faca intermediária: recomendada para legumes e folhas.

* Faca de desossar: também vale muito para cortar produtos pequenos como alho e frutas.

2. Medidores

Marmitaria sem medidores não dá certo. Eles são essenciais para garantir a precificação e o padrão do preparo das suas receitas.

3. Espátula (pão duro)

Esse item também é essencial na cozinha da marmitaria. A espátula, ou pão duro, reduz imensamente as perdas na hora de transferir o produto de um recipiente para outro. Importante: use o de silicone fixo, que não destaca (diminui o risco de microrganismos), e jamais o de madeira. Ele é proibido pela vigilância sanitária e pode comprometer a qualidade do preparo.

4. Balança

É mais que essencial na cozinha de quem se dedica à marmitaria. A balança vai ser fundamental para manter o padrão das suas receitas.

5. Termômetros

Utilizamos absurdamente, pois são importantes em qualquer cozinha profissional. Os termômetros são essenciais, por exemplo, no preparo das carnes e também para conferir a temperatura delas quando são entregues pelo fornecedor.

6. Potes herméticos

Essencial na cozinha de marmitaria. Sugiro os transparentes, ok? Você pode observar a consistência dos produtos. O pote hermético tem uma borrachinha que ajuda a vedar melhor. Use sempre etiquetas também para identificar os preparos armazenados e não esqueça da data de validade.

7. Bowls

Ele é motivo de briga na cozinha. Indispensável, todo mundo quer usar. Para a marmitaria, os bowls também são essenciais. Em vários formatos e tamanhos, eles são ótimos para armazenar sobras, para descascar alguma coisa, marinar alimentos, entre outras vantagens.

8. Formas

É necessário ter várias formas também na cozinha da marmitaria. Só observe o tamanho do seu forno para ver se cabem direitinho. Elas ajudam muito nas atividades diárias. 

9. Tábuas

Um aviso: jamais use tábuas de madeira. Elas acumulam microrganismos e são proibidas pela vigilância sanitária. Adquira o seu kit e preste bem atenção para utilizar uma tábua para cada atividade que realizar na cozinha (elas vêm com as cores indicadas para cada alimento). Essas medidas evitam a contaminação cruzada e a transferência de sabor entre os alimentos.

Fora isso, outros itens essenciais na cozinha de marmitaria são: concha, espumadeira, colheres e pegadores. Sugiro também um espremedor de limão. São itens que fazem a diferença para garantir agilidade e praticidade.

Panelas: itens essenciais na marmitaria

Antes de sair comprando panelas, observe as grades do seu fogão. Há uma diferença entre as grades dos modelos industriais e dos domésticos, ou seja, as panelas devem estar de acordo com esses equipamentos essenciais para seu trabalho com marmitaria.

Se você entende o tamanho do fogão, vai conseguir comprar as panelas ideais para suas atividades. Isso impacta, inclusive, no uso de gás.

O modelo caldeirão 28, por exemplo, de até 15 litros, é mais alto e recomendado para fazer feijão e sopa, entre outras receitas. Eu prefiro as chamadas de caçarola, que tem a metade do tamanho, e com capacidade de até 8 litros. Elas são muito utilizadas no preparo de arroz.

As panelas de pressão também são super-recomendadas em uma cozinha de marmitaria. Aposte nelas!

Para quem está em expansão: investimentos em equipamentos para as atividades de marmitaria

Se você está começando a crescer com seu negócio, pode apostar em outros equipamentos essenciais para a marmitaria. Vai chegar um momento que já não dá mais para usar o fogão e a geladeira de casa, né? Confira:

Refrigeração

Balcão refrigerado: dá até para pedir para fabricar, assim, fica sob medida para suas necessidades e de acordo com o espaço que você tem disponível. 

Geladeira comercial: prefiro as com tampa sólida, pois mantêm melhor a refrigeração. Tem em vários modelos e preços também.

Congelamento

Freezer comercial: é o mais acessível em termos de investimento, mas tem o congelamento mais lento. Chega a no máximo -25 ºC. Compromete um pouco a qualidade do produto ao descongelar. 

Ultra congelador: é um investimento maior, mais recomendo. Congela de forma muito rápida e conserva bem todos os nutrientes, sem formar cristais.

Cocção

Fogão de baixa pressão: é o que recomendo, sobretudo na marmitaria, em que fazemos muitos caldos, sopas, creme de milho, entre outros preparos. Ele permite controlar a chama, tem boca dupla e consome menos gás.

Forno: indico ter um multiúso, pois traz muita agilidade e praticidade à cozinha na marmitaria.

Chapa: é essencial na marmitaria. Você não usa apenas para fazer hambúrguer. Imaginou ficar na frigideira fritando frango? Na chapa você coloca vários pedaços, pode usar até para preparar legumes, e ganha tempo e qualidade.

Forno combinado: um sonho de consumo. Exige um investimento bem alto, cerca de R$ 30 mil, mas tem várias funções e não transfere sabor.

Eletros

Cutter: esse item facilita muito o trabalho na cozinha da marmitaria. É essencial para misturar tudo de forma prática. Ideal para fazer um purê de batatas ou até mesmo molhos.

Moedor de carne: a vantagem dele é que você pode comprar a peça inteira de carne, que custa mais barato, e fazer todos os processos na sua própria cozinha. 

Liquidificador de baixa rotação: é essencial na marmitaria. É mais lento, mas é bastante forte. Ideal para preparar molhos e cremes.

Mix de mão: se você tem um preparo grande, como uma sopa de abóbora cabotiá com gorgonzola, pode usá-lo para mexer bem na própria panela. Facilita muito as atividades.

Ralador/desfiador: também é um equipamento essencial na marmitaria. Ele é ótimo para fazer a mussarela ralada, que sempre vai bem nas marmitas. Ajuda a economizar também.

Descascador de batatas: tem várias lâminas e é essencial nas tarefas diárias na cozinha.

Seladoras

Você pode aposentar as tampas. Dá para trabalhar com a seladora a vácuo e ainda selar com plástico. É uma dica que recomendo.

Esses equipamentos para marmitaria você pode até comprar usados, mas desde que estejam em boas condições de uso. A manutenção deve fazer parte do seu plano de negócio também. Faça sempre essa previsão. Bora colocar essa cozinha para funcionar!

Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre receitas, gestão de restaurantes, bares, marmitaria, padarias e mais, clique aqui e conheça o meu curso Marmita Fitness. Nele, eu explico tudo o que você precisa saber para garantir lucro no seu negócio. Dá só uma olhada no que você vai aprender: 


👉 Saiba como montar um serviço de alimentos congelados


Até a próxima matéria. Um forte abraço e bora ganhar dinheiro, meu povo.

Conteúdo criado em 
22/10/2021
 na categoria  
Marmitaria

Mais blog posts sobre 

Marmitaria

 

Ver mais BLOG POSTS

Chef Planet News
Toda semana videoaulas e conteúdos exclusivos
para turbinar seu negócio!

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.