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s tradicionais cardápios de papel ou plástico estão tendo que aprender a dividir o seu espaço com a revolução tecnológica chamada Cardápio Digital. Isso porque os benefícios da implementação da ferramenta vão além da experiência encantadora proporcionada para os clientes.

O autoatendimento, através do cardápio digital, é a tecnologia ajudando você, no seu estabelecimento. E essa é uma tendência internacional MUITO forte. Os Estados Unidos e a Europa estão, há bastante tempo, utilizando-a.

No Brasil, contudo, já é possível ver grandes redes que já a utilizam: mas a tecnologia pode – e deve! – começar a ser usada já. É que o autoatendimento pode ser usado nos restaurantes de TODOS OS PORTES, através do tablet.

Quando um restaurante utiliza o sistema de cardápio digital, uma revolução acontece em toda a operação do negócio: os proprietários que já o utilizam garantem redução de custos e aumento de lucro, por conta da possibilidade de diminuir o número de garçons e aumentar a rotatividade das mesas, consequência do aumento na velocidade do serviço como um todo. Falei sobre isso em um dos meus vídeos que você pode conferir abaixo:

Curtiu a aula? Então, vamos lá para relembrar as 5 vantagens do Cardápio Digital e do AutoAtendimento:

1. Agilidade no atendimento

Falando em agilidade, publiquei um vídeo no meu canal do YouTube, “Chef Planet”, no qual destaco as grandes vantagens do sistema de cardápio digital e a agilidade que ele proporciona no atendimento atendimento.

Sabe aquele cliente que olha o cardápio. E olha, e olha, mas ainda tem dúvida? E quando o garçom pergunta sobre as bebidas, sequer sabe responder?

Isso acontece, especialmente, quando o cardápio é muito extenso. Mas isso acaba com a chegada do cardápio digital, de maneira natural e automaticamente.

É que o sistema de autoatendimento para restaurante confere agilidade para todo o processo: do pedido (que é enviado diretamente para cozinha) ao recebimento (o garçom atua como um entregador), minimizando a espera do cliente.

2. Satisfação do cliente: É o que a gente mais quer!

Aliás, quando o cliente pode decidir sozinho, sem a pressão ou atraso dos garçons, além de estar manuseando um equipamento de alta tecnologia, e, ainda por cima, esperando menos tempo do que o comum para receber o pedido, o resultado dessa soma só pode ser um: satisfação.

A maioria das reclamações é o famoso ‘demorei para ser atendido’. Ou seja, é o tempo de espera.

A tecnologia elimina a insatisfação do cliente, aumentando, em contrapartida, a sua satisfação.

Outra questão é quanto a eliminação dos erros no pedido: não interessa se o garçom perdeu o pedido, ao se atrapalhar com todas as outras mesas, ou se a cozinha não entendeu a letra no papel.

Uma vez que o pedido vai direto da mesa para a cozinha, não há mais risco de ocorrer outra frustração quanto a atrasos.

E, ao deixar o cliente satisfeito, quem ganha é você, afinal de contas, esse é um cliente que, certamente, retornará: tanto pelo seu produto de qualidade, quanto pela experiência no serviço e ambiente proporcionados por você.

3. Atualizações mais fáceis

Criou uma promoção e está com dificuldade de comunicá-la? Com os cardápios antigos e tradicionais, isso é algo que requer até meses de planejamento. Por outro lado, a tecnologia do cardápio digital permite a atualização em tempo real.

Como consultora, essa é a minha parte preferida, especialmente para as consultorias com Engenharia de Cardápio. A gente vê vários produtos aumentando e diminuindo os preços, restaurantes criando promoções novas e realizando happy hours. Aí você vê os cardápios impressos e vê que tem que mandar pra gráfica, e manda pro designer, e arruma isso e precisa esperar.

É que o sistema para restaurante com tablet permite:

  • A inclusão de novos combos;
  • Retirada de produtos que acabaram antes do tempo;
  • Criação de promoções;
  • Alteração nos preços, e muito mais!

Esse é outro custo que é eliminado da sua gestão: o da espera pelo cardápio novo, bem como os custos para sua confecção.

Podemos, ainda, apontar que fica muito mais fácil elaborar cardápios criativos, dessa forma. Isso porque, é possível atualizar as fotos de alta resolução, a qualquer momento – e isso dá uma liberdade criativa que, certamente, irá encantar ainda mais o cliente, aumentando a sua experiência e satisfação.

Seja para testar novos produtos, ou elaborar um cardápio para verão ou inverno: as possibilidades criativas passam a ser muitas.

4. Redução de mão de obra – O tablet nao falta.

Ao possibilitar a redução na mão de obra é que se pode, ao mesmo tempo, observar o incremento no lucro dos negócios que estão utilizando o cardápio eletrônico para restaurantes.

Essas vantagens não se excluem, ao contrário: uma está diretamente ligada a outra – e essa é a razão pela qual a digitalização dos cardápios oferece tantas vantagens.

Eu sei que a tua dificuldade – como de qualquer outro empreendedor, de qualquer outro setor – é a gestão de pessoas. E aí, o que acontece quando você está trabalhando com a equipe dos sonhos? Esse tipo de sistema acaba otimizando e motivando a tua equipe, por trabalhar com menos pressão.

Ou seja, há possibilidade de reduzir a mão de obra, diminuindo os custos, enquanto motiva e aprimora o desempenho dos integrantes que efetivamente ficarão com você. Quer ideias?

Ao reduzir a sua equipe, você poderá:

  • Remunerar melhor quem ficou;
  • Treinar melhor;
  • Aprimorar o serviço;
  • Ensinar novas responsabilidades e atividades para a sua equipe, como um garçom virar bartender.

Essa vantagem leva a outra, igualmente interessante. Quer ver?

5. Aumentar as vendas – Produto dos sonhos, né?

Se a gente somar todas as vantagens listadas acima, o resultado da matemática é o mais desejado pelos empreendedores: aumento das vendas.

Há relatos de até 40% no aumento nas vendas. É um produto dos sonhos, né? Isso porque o cliente fica à vontade com o tablet e navega no menu, podendo escolher ao seu tempo, personalizando seu pedido. O pedido está nas mãos do cliente.

O que eu vejo, eu desejo, certo?

E é nesse ponto que acontece a mágica da venda orgânica, ou seja, aquela que acontece maneira espontânea.

O cliente, ao escolher um hambúrguer, por exemplo, pode ficar tentado a pedir uma porção extra de batata frita ou um molho que custa um preço diferenciado. E, somando esses adicionais, enquanto o cliente personaliza o seu pedido, ocorre o aumento do ticket médio.

Se você ficou curioso, aproveite para solicitar uma demonstração e usufruir do desconto que eu consegui com o OiMenu.

Inserir tecnologia já é uma necessidade, mas inovar enquanto aumenta os lucros da operação, isso, sim, é motivador.

Espero que estas dicas tenham ajudado você a entender melhor sobre as vantagens do cardápio digital. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!

Conteúdo criado em 
27/5/2021
 na categoria  
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