ood trucks já são um modelo de negócio consolidado no Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão desse fenômeno, conforme um levantamento do Sebrae, ainda de 2015, o número de brasileiros que trabalhavam como vendedores de comida de rua representava cerca de 2% da população. E já se passaram seis anos desde a pesquisa!
Assim, o que começou como uma moda importada rapidamente caiu no gosto do brasileiro, trazendo praticidade e ajudando a ampliar o leque de opções e de sabores à disposição do consumidor.
De fato, os restaurantes sobre rodas são uma excelente alternativa para quem deseja abrir o seu próprio negócio no ramo da gastronomia, sobretudo pelos custos, que podem ser consideravelmente menores que os de um ponto fixo. Isso faz com que eles se tornem uma boa pedida também para os consumidores, que conseguem encontrar preços mais atrativos.
Neste post, separamos algumas dicas fundamentais para quem quer saber como criar um food truck do zero. Acompanhe a lista e boas vendas!
Como criar um food truck do zero em 5 passos
1. Estude a legislação local
Food trucks são negócios relativamente recentes no País e nem todas as cidades regularizaram a atividade. Portanto, se você pensa em começar seu negócio sobre rodas, pesquise a legislação do seu município e do seu estado.
Lembre-se de que food truck é uma empresa como qualquer restaurante e, como tal, deve adquirir uma série de autorizações e documentos para funcionar dentro da legalidade, como alvará de funcionamento da prefeitura e dos bombeiros, inscrição na junta comercial do estado e na Receita Federal, exigências da Anvisa, entre outros.
2. Conheça o mercado
Uma das grandes vantagens de entrar no mercado de food trucks agora é poder aprender com a experiência de quem explorou esse mercado antes. Então, aproveite e faça uma boa pesquisa de mercado antes de começar a operação. Se possível, fale com quem já está ou esteve no ramo, entenda as dificuldades, desafios e vantagens e veja o que você pode fazer diferente.
Leia mais: Abrir um restaurante ainda é um bom negócio?
3. Pesquise a melhor localização
Na teoria, a grande vantagem dos food trucks é justamente a possibilidade de não precisar se prender a um único ponto. Vale ressaltar, porém, que, dependendo do nicho e da região, pode haver restrições à circulação ou até mesmo a obrigatoriedade de operar em um local fixo (muitas vezes previamente definidos pela prefeitura).
Seja qual for o caso, o sucesso de um food truck depende do público, ou seja, é preciso escolher lugares com grande concentração e trânsito de pessoas. Estacionamentos de grandes lojas comerciais, ao lado de centros empresariais, próximo a universidades ou terminais do transporte público são algumas ideias de pontos movimentados e que podem trazer bons retornos.
Outros fatores que devem pesar na escolha são a proximidade com a concorrência e as condições sanitárias e de segurança do entorno.
4. Defina o cardápio
A escolha do ponto e a definição do cardápio devem caminhar de mãos dadas. Afinal, provavelmente você não terá muito retorno ao abrir um food truck com comidas mais refinadas ao lado de um centro universitário ou na saída de festas noturnas, por exemplo.
Outro ponto que pesa na escolha dos produtos que serão vendidos é a sua viabilidade para uma operação móvel e em um espaço bastante reduzido. É por isso que, no geral, food trucks devem operar com um cardápio enxuto, com foco em opções fortes e com muita saída, e que facilitem e agilizem a escolha do cliente.
5. Invista nos equipamentos certos
Na hora de criar um food truck do zero, a estrutura interna do carrinho deve ser muito bem pensada. Mesmo em dimensões reduzidas, é necessário garantir que os profissionais tenham, basicamente, os mesmos equipamentos que eles teriam em uma cozinha profissional à sua disponibilização.
Alguns itens indispensáveis:
- Armários e prateleiras;
- Balcão;
- Exaustor e/ou coifa;
- Fogão industrial, forno e microondas (e chapa, dependendo dos pratos);
- Geladeira e freezer;
- Instalação elétrica e gás;
- Pia;
- Reservatório de água;
- Utensílios.
Importante notar que, por questões de conformidade com as normas da Anvisa, é proibido o uso de materiais porosos e que possam acumular sujidade. Por isso, evite itens de plástico ou madeira, por exemplo, e aposte no aço inox.
Leia mais: 3 dicas chaves para quem quer abrir um restaurante
BÔNUS: Divulgue seu negócio
Uma vez que você já conseguiu criar um food truck do zero, é preciso fazer com que as pessoas conheçam o seu negócio. E, para isso, as redes sociais são aliadas importantíssimas.
Crie um perfil nas principais plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter. Tenha em mente que, quando falamos do ramo de gastronomia, o Instagram é especialmente estratégico, já que é uma rede visual, perfeita para dar água na boca dos clientes.
Não se esqueça de criar uma conta no WhatsApp Business para se comunicar com os clientes, enviar promoções e ter acesso a funcionalidades como respostas automáticas e às informações sobre localização e horário de funcionamento diretamente no app.
Nesse mesmo sentido, não se esqueça do Google Meu Negócio, que permite que seu food truck seja encontrado mais facilmente na internet, além de aparecer no Google Maps e em aplicativos de transporte.
Por fim, a participação em eventos é outra estratégia essencial para quem tem um food truck. Além de conhecer outras pessoas e ampliar sua rede de contatos, os eventos ajudam a levar seu nome e mostrar seu produto para mais pessoas.
Leia mais: Quanto custa para abrir um restaurante?
Espero que estas dicas tenham ajudado você a entender melhor e criar um food truck do zero. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!
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