pandemia do novo coronavírus consolidou novos hábitos de consumo entre os brasileiros. Se pedir comida em casa já era algo comum, esse movimento explodiu de vez no último ano. De acordo com um estudo da startup Mobills, os gastos com delivery por aplicativo cresceram 149% em 2020.
Dentre os diferentes apps que oferecem esse tipo de serviço, como UberEats, Rappi, 99Food e iFood, esse último apresentou a maior alta, com crescimento de 172% no ano passado.
Números como esses mostram como é importante que bares e restaurantes que trabalham com delivery estejam cadastrados nos aplicativos. Caso contrário, vai ser bem difícil fazer frente a quem está aproveitando esse movimento todo. Por outro lado, é preciso ter em mente que esses apps cobram taxas dos estabelecimentos, e é fundamental levá-las em consideração na hora de botar as contas na ponta do lápis.
Pensando nisso, preparei este post para explicar: afinal, vale a pena vender pelo iFood? Acompanhe e boas vendas!
Vale a pena vender no iFood?
O primeiro ponto que temos que levar em consideração são as taxas. O iFood trabalha com duas modalidades cobranças: de 12% sobre a venda ou de 27% sobre venda e entrega. Parece muito, não é? Mas, calma: na verdade, é barato!
Explico: além do dado que vimos no começo do texto, os apps de delivery são a forma predileta dos brasileiros para pedir comida. De acordo com um estudo do Delivery Much, os aplicativos são a escolha de 94% dos brasileiros. Bem à frente de outras opções, como WhatsApp (54%) e sites (24%), por exemplo.
Nesse sentido, o iFood é o líder desse mercado, tendo terminado 2020 com mais de 35 milhões de usuários cadastrados. Para se ter uma ideia, o UberEats conta com 11 milhões e o Rappi, com cerca de 6 milhões.
E essa liderança não é à toa: o iFood investe pesado no marketing, com propagandas em diferentes mídias e com diversas personalidades conhecidas. Dessa forma, a plataforma ajuda o seu restaurante a ter mais visibilidade, deixando tempo e recursos livres para que você possa investir em outras coisas.
Analisando tudo isso, ponto a ponto, é possível perceber que as taxas cobradas são realmente baratas para o seu negócio se você souber utilizar essas plataformas a seu favor.
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Mas como potencializar esse resultado?
É preciso saber utilizar o iFood. E para extrair os melhores resultados, o ideal é reverter essa situação, ou seja, você tem que criar suas estratégias deixando de utilizar o app apenas como uma ferramenta de vendas; aproveite o que eles fazem de melhor: utilize-se deles como uma ferramenta de marketing!
A ideia é simples: não precisamos que o consumidor utilize o iFood para todos os seus pedidos. A regra é que ele peça apenas uma vez pelo app, conheça seu restaurante e vire seu cliente fiel.
Quais estratégias adotar?
Existem diferentes estratégias que você pode adotar: propagandas na embalagem do pedido, ímãs de geladeiras, recadinhos, promoções, QR Codes etc. Outra alternativa são os sistemas de pedido, que funcionam de forma bem parecida com os apps: eles permitem que você disponibilize seu cardápio digital completo on-line e que o cliente pague por ele mesmo. E os pedidos vão direto para você, sem taxas.
Ou seja, é possível aproveitar a estrutura e a visibilidade do iFood, conquistar os clientes que chegam até você e trabalhar estratégias de divulgação para que eles possam pedir diretamente com você. No fim das contas, se você utilizar o iFood como uma ferramenta de marketing para prospectar novos clientes, valerá a pena, e as taxas não vão comprometer seu caixa.
O delivery está em alta e é fundamental que você esteja presente nas principais plataformas de pedido. No entanto, mostrei ao longo deste post que, mais importante do que marcar presença, é saber como utilizá-la a seu favor, fidelizando seus clientes e fugindo das taxas cobradas.
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Se você gostou dessas dicas, confira também o vídeo abaixo, com ainda mais informações sobre se vale a pena vender no iFood:
Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos on-line, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!