cardápio digital é um recurso que gera inúmeros benefícios para bares e restaurantes, mas, ainda assim, ainda há muitos estabelecimentos que não adotaram essa ferramenta. Ele representa um aumento no padrão de qualidade e inovação; além disso é uma forma de se diferenciar dos concorrentes, podendo gerar uma ótima experiência para o usuário - o que trará vantagens tanto para o cliente quanto para o empreendimento.
Por isso, neste artigo vou trazer aqui algumas vantagens de ter um cardápio digital - caso você ainda não esteja convencido, ou esteja com dificuldade de implementá-lo no seu bar ou restaurante. Boa leitura!
O que é um cardápio digital?
Cardápio digital é uma tecnologia que está sendo usada em diversos estabelecimentos no mundo todo e também em nosso país. Muitos bares e restaurantes estão escolhendo, por exemplo, utilizar tablets para possibilitar que seus clientes optem por refeições e bebidas de maneira mais autônoma, fácil e flexível.
Além de ser eficiente e rápido, o uso do cardápio digital melhora a interação do cliente com o restaurante. Há muitos formatos, modelos e opções de cardápios digitais no mercado, com diferentes funcionalidades, que veremos mais adiante.
Como funciona um cardápio digital?
É claro que o funcionamento depende da tecnologia que você escolher mas, em geral, um cardápio digital funciona da seguinte maneira:
- O equipamento (tablet, por exemplo) fica na mesa e o cliente pode fazer seu pedido sempre que quiser
- O cliente pede o que quiser, com ajuda das imagens. Muitas vezes, ele pode personalizar o pedido para incrementar a refeição com adicionais
- O pedido é enviado para produção - cozinha, bar ou balcão
- Os garçons e garçonetes ficam com mais tempo livre para conversar com os clientes, entendê-los melhor e aprimorar o atendimento
Quais são as vantagens de ter um cardápio digital?
1. Diminuir erros no pedido
Ao permitir que o próprio cliente faça o pedido por meio do cardápio digital, reduz a chance de que ocorra algum erro no pedido, já que elimina-se um intermediário, e o pedido feito pelo cliente é enviado diretamente para a produção.
2. Agilizar o serviço
Quando a casa está lotada, é muito comum que os clientes demorem muito a ser atendidos, e seus pedidos demorem a ser tirados.
Com o cardápio digital, mesmo se os garçons e garçonetes estão ocupados, os clientes possuem a autonomia de fazer o pedido quando quiserem, já que ele vai direto para a cozinha e, com isso, pode chegar à mesa do cliente antes que ele se incomode com a espera quando o estabelecimento está muito movimentado.
3. Auxiliar na diminuição de custos
Estamos passando por um momento de instabilidade financeira, então diminuir despesas em um empreendimento sem reduzir a qualidade do produto/serviço é uma forma de se reinventar.
Assim, uma das vantagens do cardápio digital é que ele pode otimizar a operação e os gastos que muitas vezes “passam batidos”, mas que, em última análise, podem representar custos desnecessários.
É o caso das despesas com a impressão de cardápios de papel ou descartáveis. Nesse exemplo, a cada troca de prato, preço ou menu, o material precisa ser reimpresso ou remarcado, o que pode gerar confusão para clientes e estabelecimento.
Além disso, usar um menu virtual ajuda no processo de gestão, diminuindo o desperdício de alimentos, pois a preparação dos pratos fica menos sujeita a erros, que são mais frequentes quando os pedidos são anotados manualmente.
4. Automatizar o atendimento
O atendimento automatizado é mais uma das vantagens do cardápio digital. Lembre-se que, com um menu interativo, é possível que os clientes escolham o que pedir de forma mais autônoma, pois é possível analisarem todas as alternativas e sugestões mais claramente.
Não é preciso esperar o garçom ou garçonete trazer o cardápio impresso ou mesmo ficar chamando-os para tirar dúvidas. Se o cardápio digital for no tablet ou puder ser acessado pelo smartphone, por exemplo, o cliente agiliza o processo de preparação, pois o pedido vai direto para a cozinha e já pode começar a ser preparado.
5. Atualizar sempre o cardápio
Com o cardápio digital, fica muito mais fácil para o gestor alterar o cardápio; isso pode ser feito em questão de minutos, garantindo que os produtos oferecidos no menu digital estejam sempre atualizados, tanto em disponibilidade quanto em ingredientes e preços.
5. Oferecer descrições detalhadas dos pratos
No cardápio impresso, há sempre a questão de limite de espaço para descrever os pratos, o que pode deixar dúvidas nos clientes na hora em que estão escolhendo seus pratos. No caso do cardápio digital, não temos esse problema, pois não há esse problema de faltar espaço para descrever os pratos. Assim, você pode criar descrições muito mais detalhadas para satisfazer aos clientes e evitar confusão nos pedidos.
Quais são os formatos de cardápio digital?
Existem diversos modelos de cardápio digital. Abaixo, vou listar alguns deles:
- Aplicativo de cardápio digital: neste tipo, o cliente pode baixar um app que possui o cardápio. Nem sempre o cardápio é exclusivo do bar ou restaurante
- Board Menu digital: quadro que fica pendurado em uma parede, em que são mostradas as opções disponíveis do restaurante os valores de cada prato
- Cardápio digital em tablet: substitui o cardápio em papel e pode ser alterado facilmente com o uso de um computador. Esse modelo é usado pelo garçom/garçonete para anotar os pedidos, não pelo cliente. Nesse formato, é possível colocar descrições elaboradas e fotos atrativas, ajudando a aumentar as vendas.
- Cardápio em tablet integrado ao sistema de gestão: funciona como o modelo acima, mas o próprio cliente pode fazer o pedido pelo tablet, e o pedido vai diretamente para a produção, ao mesmo tempo que é lançado na comanda da mesa. Essa integração possibilita ter mais controle de estoque e receber feedback dos clientes.
- Cardápio virtual: versão digital ou digitalizada do cardápio impresso. Em geral,é disponibilizado em páginas de redes sociais ou sites. São importantes para o estabelecimento que tem entrega ou retirada no local.
- Menu QR Code: versão em que o cardápio pode ser acessado por um código de barras. A ideia é que o QR code fique na mesa, e o cliente usa a câmera do seu celular para fazer a leitura para acessar o cardápio completo.
Se você gostou dessas dicas, confira também o vídeo abaixo, com ainda mais vantagens de ter um cardápio digital!
Espero que essas dicas tenham ajudado você a entender as vantagens de ter um cardápio digital. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!