ara quem optou por abrir um delivery, eu lanço a pergunta: você realmente sabe o que é um delivery? De modo curto e grosso, delivery é a sua comida na casa do cliente, onde quer que ele esteja.
Quando um cliente faz um pedido no seu restaurante, isso deve ser comemorado, porque quer dizer que o seu estabelecimento se destacou da concorrência e ganhou a batalha pela preferência do consumidor. E essa conquista é ainda maior nos tempos dos aplicativos de delivery, que elevaram a competitividade à enésima potência.
Mas não basta ter conquistado esse cliente uma única vez; é necessário mantê-lo fiel ao seu restaurante e fazer mais pedidos, preferencialmente diretamente com você, sem o intermédio dos aplicativos.
Nesse sentido, quem trabalha com delivery sabe que a maior dificuldade é o tempo. Para fidelizar o cliente, é preciso saber como agilizar os pedidos e entregá-los do jeito que ele quer. E, para isso, o sistema de delivery é a ferramenta mais indicada.
O que é sistema de delivery e quais suas vantagens?
O sistema de delivery é um software que centraliza toda a gestão do restaurante, desde as fichas técnicas até as etapas de um pedido, passando pelo controle financeiro e de estoque.
Existem diversos sistemas de delivery no mercado, cada um com seus pontos fortes, mas vou falar especificamente sobre o sistema Saipos, que apresenta um custo-benefício muito interessante.
Vamos entender as principais vantagens:
Integração
Além da gestão centralizada, um dos grandes trunfos do sistema de delivery é a integração com diferentes aplicativos. Sem um software assim, você teria que abrir cada uma das plataformas com as quais você trabalha (iFood, UberEats, 99Food, Rappi, entre outros), o que dá trabalho e pode gerar erros.
Por outro lado, o sistema para delivery permite gerenciar todos os pedidos feitos por meio de aplicativos em um só ambiente, com os dados do cliente e por qual aplicativo o pedido foi feito. Além disso, a ferramenta separa cada etapa em categorias distintas para melhor acompanhamento: 'cozinha', 'aguardando entrega', 'saiu para entrega' e 'entregue'.
Aliás, outra das vantagens do sistema de delivery é que, além dos aplicativos, ele também se integra ao WhatsApp e ao Facebook. Ou seja, atendimento multicanal em um único sistema.
Otimização de preços
O sistema para delivery entende diferentes preços. Os aplicativos de entrega cobram diferentes taxas sobre as vendas feitas pelo restaurante. Para compensar essa taxa e o valor da entrega, é comum colocar um preço um pouco maior nos produtos oferecidos nesta plataforma. E essa diferença dos valores, quando não é bem administrada, pode gerar uma confusão.
Felizmente, os sistemas de delivery captam automaticamente o preço em cada canal, ajudando a ganhar tempo, evitando erros e, consequentemente, otimizando a operação.
Leia mais: Como fazer a precificação para bares e restaurantes
Planejamento e organização
Nenhum delivery será bem-sucedido sem planejamento e organização. Como vimos, ferramentas como a da Saipos permitem visualizar cada etapa do pedido, do preparo à confirmação de entrega, e uma série de informações, como nome do cliente, pedido, tempo de preparo, horário e valor.
Assim, é possível acompanhar o fluxo de pedidos. Para quem também atende no restaurante, o sistema oferece as mesmas ferramentas para fazer a gestão das mesas.
Gerência de equipe
O sucesso de um restaurante passa também pela gestão da equipe. Sistemas para delivery podem trabalhar com mais de um monitor. Dessa forma, em vez de ter que passar pedido a pedido manualmente para a cozinha, é possível compartilhar o software com a área responsável pelo preparo, indicando o pedido, se é delivery ou balcão, para qual garçom ou endereço, entre outros dados.
Outra opção é o monitor para os entregadores. Nesse caso, o sistema mostra o número do pedido, o canal pelo qual foi feito e o status (em preparo ou pronto), facilitando a identificação e evitando a troca de pratos.
Leia mais: 7 erros que fecham o seu delivery ou restaurante
Acerto de entregadores
Quem trabalha com entregadores próprios sabe que, se os pedidos não foram corretamente anotados, a hora do acerto é um momento que pode render muita discussão. Novamente, o sistema para delivery oferece a solução.
Com ele, é possível consultar os valores das diárias de cada entregador, os valores de comissão, a quantidade de entrega, entre outras informações importantes para o acerto. Além disso, é possível fazer o próprio pagamento direto pela plataforma.
Relatórios
Na gestão de um restaurante, os relatórios são recursos importantíssimos para garantir que tudo está dentro dos conformes. Mas como fazê-los no meio da correria do dia a dia? Os sistemas de delivery fazem isso automaticamente.
No caso da Saipos, o software gera diferentes relatórios, de acordo com as suas necessidades. Um dos tipos mais importantes são as vendas por forma de pagamento, que indica com precisão os valores no cartão de crédito, débito, dinheiro ou pagamento on-line, além da quantidade de pagamentos e o valor total de cada meio.
Outro relato interessante é por área de entrega, que indica o número de pedidos por cada bairro. Essa é uma informação essencial para suas estratégias de marketing, para a gestão do delivery e até mesmo para os planos de expansão do restaurante.
Ainda há opções de relatórios para verificar ticket médio, vendas por período, vendas por canal (apps de delivery, telefone, WhatsApp, Facebook) etc.
Leia mais: Como blindar seu delivery contra a queda de vendas?
Se você gostou dessas dicas, confira também o vídeo abaixo, com ainda mais informações sobre o sistema de delivery da Saipos:
Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos on-line, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!