pandemia e as medidas de restrição para tentar conter a disseminação do coronavírus mudaram a forma como consumimos. E isso impactou diretamente no mercado de delivery de comidas.
Para se ter uma ideia, dados do site Statista mostram que o Brasil liderou o movimento de pedido de comida por delivery online na América Latina. O País foi responsável por quase metade dos pedidos, com 48,77%.
Esses números mostram que, apesar da crise, existem oportunidades para o empreendedor que deseja diversificar suas estratégias ou começar seu negócio em uma nova área. E o delivery de comida pode ser a melhor saída para isso.
Pensando nisso, neste post separamos 8 dicas de como montar um delivery de comida. Acompanhe!
8 passos para montar um delivery de comida
1. Planeje seu diferencial
Se o mercado de delivery se tornou mais forte no último ano, isso também significa que muita gente aproveitou o momento para lucrar mais e explorar essa oportunidade. Assim, antes de montar um delivery de comida, é preciso planejar e pensar no seu diferencial competitivo, ou seja, quais características farão com que os consumidores escolham você antes de seus concorrentes.
Quando falamos em delivery, é preciso considerar alguns pontos, como:
- Como o cliente vai encontrar a sua empresa?
- Como ele poderá fazer a compra?
- Como ele receberá o produto e como ele será consumido?
- O que poderia ser feito para melhorar a sua experiência e deixá-lo mais satisfeito?
2. Saiba o que ofertar
Ao montar um delivery de comida, a escolha dos produtos que serão comercializados tem que ser estratégica. Você não precisa oferecer todo o seu mix para quem vai pedir comida em casa. Ter muitos itens à disposição do cliente pode ser um erro, uma vez que nem tudo vende bem ou entrega uma boa margem.
Assim, ao apostar na entrega em domicílio, crie um cardápio enxuto e lance mão de ofertas de combos, para facilitar a experiência do cliente. Outro ponto fundamental é considerar os alimentos que se dão bem em pedidos para viagem. Por exemplo: pratos que dependem muito da textura para serem apreciados, como bolinhos ou pastéis fritos, podem não ser uma boa pedida, sobretudo em distâncias mais longas.
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3. Pegue pesado na higiene
Claro que a pandemia potencializou os cuidados que devemos ter (e que os clientes exigem) com a higienização de superfícies e lavagem das mãos, mas essa sempre foi uma preocupação constante no setor. Afinal, a Anvisa é bem rigorosa com isso, inclusive com penalidades pesadas.
Assim, confira as exigências da agência para restaurantes e bares e consulte os manuais de boas práticas para serviço de alimentação, como a RDC Nº 216. Pense especificamente, nos cuidados com o coronavírus, garanta que os funcionários sigam à risca os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), certifique-se de que os entregadores higienizam as mãos e usam máscaras e incentive os clientes a pagarem online.
4. Pense nas embalagens
As embalagens em que as comidas serão transportadas são fundamentais por uma série de motivos. Em primeiro lugar, é preciso garantir recipientes adequados para cada tipo de comida de forma que consiga conservar a temperatura e preservar ao máximo a aparência e textura dos alimentos.
Outro ponto essencial é a sustentabilidade. Hoje, no mercado, é possível encontrar opções de embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente e que facilitam o descarte pelo cliente. Aliás, isso pode ser explorado como um importante diferencial competitivo.
5. Faça testes antes de começar
Quem faz um pedido em casa espera agilidade na entrega. Por isso, quem pensa em montar um delivery de comida deve realizar testes de entrega antes de se lançar nas plataformas e aplicativos.
Esses testes ajudarão você a avaliar a qualidade e o tempo da entrega, se as embalagens são adequadas para os pedidos e se os pratos disponibilizados no portfólio viajam bem. Assim, você pode fazer os ajustes necessários para aumentar a qualidade do que é entregue aos clientes e reavaliar o raio de entrega.
6. Promova seu restaurante
Plataformas como iFood, UberEats e Rappi se tornaram extremamente importantes para que restaurantes e bares possam promover seus negócios e alcançar mais clientes. No entanto, por mais que aumentem a visibilidade, não basta depender apenas deles.
Ao montar um delivery de comida, é vital investir na divulgação do seu negócio, especialmente nas redes sociais. É preciso ter perfis ativos nos principais canais, divulgando promoções e novidades. Vale lembrar que, hoje, as redes sociais são muito utilizadas para se relacionar e realizar o atendimento ao cliente.
Leia mais: Abrir um restaurante ainda é um bom negócio?
7. Atente-se à hospitalidade
Em um mercado altamente competitivo, pequenas atitudes podem fazer a diferença para o cliente. E uma das formas para fazer isso é agregar pequenos elementos de hospitalidade aos pedidos, melhorando a experiência e fazendo com que o consumidor se sinta valorizado.
Alguns exemplos:
- O prato pedido são petiscos de comer com as mãos? Então pense em oferecer sachês de álcool 70% para que o cliente possa higienizá-las.
- Escreva uma mensagem à mão para agradecer o pedido;
- Aposte em embalagens que tragam praticidade, como aquelas que já funcionam como um prato;
- Acrescente as famosas balinhas para que o cliente possa consumi-las depois da refeição.
8. Faça as contas
O último passo para montar um delivery de comida tem a ver com a sustentabilidade do negócio do ponto de vista financeiro. Afinal, é necessário que a operação seja rentável e assegure a longevidade do negócio.
Nesse sentido, é preciso considerar e estar sempre atento a fatores como:
- Comissão das plataformas de delivery;
- Custo de cada embalagem;
- Equipe necessária para preparar, operar e entregar;
- Taxa de entrega;
- Valor do aluguel.
Faça os ajustes necessários e, muito importante, monitore os resultados assim que o negócio começar a operar. É preciso ficar de olho em cada variável para que não haja surpresas no fim do mês.
Leia mais: Quanto custa para abrir um restaurante?
BÔNUS
Curtiu? Quer conferir mais dicas exclusivas pra começar o seu delivery com o pé direito? Então, aperta o play e confira!
Espero que estas dicas tenham ajudado você a entender melhor como montar um delivery de comida. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!
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