pandemia e as medidas de restrição geraram dificuldades para empresas de todos os setores, e na gastronomia não foi diferente. Para sobreviver à redução dos movimentos, bares e restaurantes tiveram que se reinventar e se adaptar aos novos tempos.
Uma das mudanças mais significativas no comportamento do consumidor foi o aumento acentuado do delivery de alimentos - e não apenas os mais "tradicionais", como pizza ou sushi. Para termos uma noção desse movimento, dados dos principais aplicativos de entregas mostram que os gastos com delivery cresceram 149% em 2020.
Pensando nas oportunidades que isso pode representar, especialmente para negócios do ramo da gastronomia que passam por dificuldades durante a pandemia, separamos dicas de 10 comidas para vender na quarentena. Acompanhe e boas vendas!
Comidas para vender na quarentena: 10 ideias para vender mais
1. Pizza
Um dos queridinhos nacionais segue sendo um dos pratos mais procurados pelos brasileiros durante a pandemia. A grande vantagem da pizza está na sua versatilidade, podendo ser facilmente adaptada à cultura local e variando desde as mais requintadas e caras às mais acessíveis. Ou seja, trata-se de uma ótima opção, independentemente do público.
2. Hambúrgueres
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE, mostram que aumentou o consumo de alimentos de fast-food pelos brasileiros, sobretudo os mais jovens. E o hambúrguer é, junto com a pizza, outra das preferências nacionais: segundo levantamento da Qualibest, a preferência pelos hambúrgueres representa 61% das intenções de consumo no País, especialmente na faixa dos 18 aos 23 anos.
Aliás, as vantagens são as mesmas: a versatilidade e a possibilidade de adaptar o prato aos mais diversos gostos e bolsos: dos veganos às opções com carne, dos lanches populares às alternativas gourmet.
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3. Comida brasileira
Sucesso especialmente na hora do almoço, a culinária brasileira é a definição de comfort food. A combinação infalível de arroz, feijão, bife, batatas fritas e salada é conhecida de todos, mas você não precisa se limitar a isso. Explorar pratos regionais e, claro, o churrasco, pode ser uma boa alternativa para aumentar as vendas durante a pandemia.
4. Lanches e salgados
Embora os hambúrgueres entrem na categoria de lanches, esses merecem um tópico à parte. Quando falamos de lanches nos referimos a sanduíches e salgados de todo o tipo, como esfirras, empanados, cachorro quente, bauru, entre outros.
O ponto forte desse tipo de comida é a variedade que pode ser explorada no cardápio, bem como a possibilidade de customização por parte do cliente. Mas lembre-se: o ideal é manter um cardápio enxuto e que dê preferência para as opções com boa saída.
5. Massas
Outra opção de comfort food, as massas também são uma ótima alternativa de comida para vender na quarentena, sobretudo por conta da facilidade de preparo e da versatilidade dos pratos.
Assim como outras opções que vimos, as massas são facilmente adaptáveis ao gosto do público-alvo do seu negócio, assim como do poder aquisitivo dos seus consumidores. Ou seja, é possível trabalhar tanto com pratos populares e bem conhecidos quanto com opções de alta gastronomia.
6. Doces e bolos
As sobremesas não podem ficar de fora da lista. A variedade de doces com que se pode trabalhar é imensa, dos tradicionais, como brigadeiros e quindins, às modinhas da vez, como bolos de pote, cupcakes e brownies.
Nesse mesmo sentido, uma tendência em alta são os bolos caseiros, outra opção que explora o conceito de comfort food. São aqueles "bolos da vovó", geralmente com sabores bastante conhecidos do público, como o clássico bolo de cenoura com chocolate.
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7. Alimentos saudáveis
Um estudo de 2018 mostrou que nada menos que 80% dos brasileiros buscam uma alimentação mais saudável. Ora, esse não é um número que possa ser ignorado. Além disso, o interesse por esse tipo de comida aumentou na pandemia, especialmente por conta da necessidade de cuidarmos ainda mais da saúde.
Esse nicho de alimentos é bem diverso e inclui opções que vão de sopas a marmitas completas. Ainda há a possibilidade de trabalhar com salgados, pratos congelados e doces.
8. Comida vegetariana/vegana
Seguindo na mesma linha dos alimentos fitness, é possível explorar o nicho de comidas vegetarianas e/ou veganas. De acordo com o Ibope, são cerca de 30 milhões de vegetarianos no Brasil, sendo que estima-se que, desses, aproximadamente 7 milhões sejam veganos.
A crescente preocupação com o consumo mais consciente, voltado para um estilo de vida mais saudável e sustentável, tem impulsionado esse mercado. O levantamento Estilos de Vida 2019 mostra que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente e 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais. Ou seja, não é um nicho a ser ignorado.
9. Panificação
Este é um dos segmentos que mais cresceu durante a pandemia. Dados do Sebrae-SP mostram que o número de pessoas que se formalizaram no ramo da panificação aumentou 90% somente no estado paulista.
E faz sentido: além da febre do pão caseiro ao longo da quarentena, os pães são amplamente conhecidos e bem aceitos por praticamente todo mundo. E novamente a versatilidade é o ponto forte: enquanto o popular pão francês segue sendo a preferência nacional, opções como pães de fermentação natural ou sem glúten são saídas voltadas para outros nichos.
10. Açaí e sorvetes
Embora com apelos para públicos diferentes, os produtos de açaí e os sorvetes encontram fãs em todo o Brasil e podem ser uma excelente opção, sobretudo em lugares mais quentes. Opções tradicionais, sem lactose, veganos ou gourmet: é possível explorar diversos nichos.
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Espero que essas dicas tenham ajudado você a entender melhor os tipos de comida para vender na quarentena. E se quiser aprender mais sobre empreendedorismo
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