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escolha do ponto para o seu restaurante é um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio. Por isso, neste post eu separei algumas dicas para ajudar você neste processo. Acompanhe!

Como escolher o ponto para o seu restaurante: 7 dicas essenciais

1. Público-alvo

Nenhum negócio consegue ir para frente sem que tenha bem definido o seu público-alvo. Para isso, você precisa de algumas informações sociodemográficas, como idade, classe social, gênero e também se pertencem a grupos específicos, como famílias, idosos, estudantes, empresários etc.

Por exemplo: um café localizado no centro da cidade, cercado por empresas, deve ter uma proposta diferente de um estabelecimento localizado em um bairro próximo a clínicas ou universidades.

Enquanto o primeiro provavelmente vai receber trabalhadores na correria do dia a dia, no modelo to go, o segundo vai atender pessoas que querem sentar e tomar seu café, seja no intervalo das aulas ou enquanto esperam para fazerem seus exames.

2. Localidade

Agora que você definiu seu público-alvo, é preciso saber onde encontrá-lo. Um estabelecimento voltado para o público jovem se dará melhor se estiver próximo a uma universidade ou colégio, por exemplo. Por sua vez, um negócio que quer atender famílias deve procurar bairros mais residenciais.

Outros fatores vão influenciar na escolha da localidade. Um restaurante à la carte, que abre apenas para o jantar, deve se preocupar com espaço de estacionamento para clientes, que, devido ao horário, provavelmente vão de carro.

Da mesma forma, por mais que só abra em um turno, é preciso conhecer a localidade em todos os momentos do dia. Afinal, há locais que são muito movimentados de dia, mas inseguros à noite, como acontece no centro de grandes cidades.

3. Concorrência e comércio local

Você conhece seu público-alvo e encontrou uma localidade bacana, mas, e agora? O que oferecer para os seus clientes? Uma dica importante é visitar os concorrentes e observar o comércio local, pois isso vai impactar até mesmo na definição do seu cardápio.

Converse com esses comerciantes e pergunte o que está faltando na região ou o que eles gostariam de ter por perto. O mesmo vale para a concorrência. É preciso verificar o que eles vendem, como atendem, os preços que praticam.

Leia mais: Como fazer a precificação para bares e restaurantes

4. Infraestrutura

Um ponto bonito não é tudo. O local tem a infraestrutura necessária? O imóvel tem a instalação hidráulica ou a capacidade energética adequadas para receber o seu negócio? Tem gás encanado? Tem sistema de exaustão?

Analise o ponto e veja se ele se adequa ao projeto do seu estabelecimento, se é possível fazer e colocar tudo o que você precisa com segurança e em conformidade com as normas e leis.

5. Indicação fiscal

O ponto parece ótimo, tem a estrutura necessária e está próximo do seu público-alvo. Mas será que você pode abrir um estabelecimento gastronômico ali? Consulte a prefeitura do seu município para conhecer a indicação fiscal do imóvel, que vai determinar o que pode e o que não pode naquele ponto.

6. Análise demográfica e ticket médio

A cada 10 anos é feito um censo demográfico. Esse levantamento é fundamental para que você conheça quantas pessoas moram na região, as características desse público (homens, mulheres, idosos, jovens etc.), entre outras informações relevantes.

Dependendo desses dados, pode ser necessário mudar a proposta do estabelecimento para se adequar ao público de cada região. Por exemplo: com o novo censo, o dono de uma hamburgueria com pegada mais jovem viu que no seu bairro moram muitos idosos. Cabe a ele, portanto, buscar estratégias para adequar sua proposta e atrair esse público.

Outra informação que você deve ter é o ticket médio da região. Anualmente, a Sodexo realiza uma pesquisa para saber qual é o gasto médio em cada bairro e nos mais diferentes segmentos (à la carte, por quilo etc.). Esse dado ajuda você a direcionar melhor o seu cardápio e a aprimorar a comunicação com seu público-alvo.

Leia mais: O que é um cardápio digital?

7. Aluguel e taxa de condomínio

Um erro muito comum é escolher o ponto para o restaurante baseado somente no valor do aluguel. Para abrir um estabelecimento gastronômico, é preciso considerar todos os fatores que citamos até agora. Senão, você corre o risco de não conseguir nem mesmo pagar o aluguel por conta da falta de público ou infraestrutura, por exemplo.

Nesse sentido, se for o caso do imóvel, atente-se também à taxa de condomínio. Em muitos casos, um aluguel atraente esconde valores altíssimos de condomínio. Busque essas informações e faça as contas para saber se se encaixa no seu planejamento.

Leia mais: 3 dicas-chave para quem quer abrir um restaurante

Se você gostou dessas dicas, confira também o vídeo abaixo, com ainda mais informações sobre como escolher o ponto para o seu restaurante:

Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos on-line, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!

Conteúdo criado em 
23/9/2021
 na categoria  
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