E

sta é uma dúvida que com certeza está martelando a cabeça de muita gente hoje em dia. Entro ou não entro neste negócio? Abro ou não abro o meu tão sonhado restaurante? Esta crise vai passar? Até que ponto ela está ou não afetando o setor gastronômico?

Abrir um restaurante ainda é um bom negócio?

Como ponto de partida, analisaremos um recente estudo publicado pelo SEBRAE e produzido pela UGE – Unidade de Gestão e Estratégia em parceria com o Núcleo de Estudo e Pesquisa, apontando os negócios mais promissores de 2017. Neste estudo, levando em conta o momento em que a economia brasileira se encontra em recessão, a tarefa de identificar os negócios promissores se transformou em identificar os negócios com maiores chances de sobrevivência até que a economia volte a dar sinais de retomada.

Dentre os 9 setores apontados com maior chance de sucesso para 2017, um deles foi justamente o de alimentos e bebidas. Mas aqui se faz importante ressaltar exatamente a descrição utilizada pois, não são todos os negócios relacionados a alimentação que apresentam chance de sucesso, são eles:

  • Comércio de alimentos e bebidas;
  • Representação comercial;
  • Preparação de alimentos;
  • Comida preparada;
  • Restaurantes populares;
  • Lanchonetes;
  • Produtos de panificação;
  • Laticínios;
  • Doces;
  • Balas e semelhantes;
  • Refeições rápidas e similares.

E mais, ao final da lista, os especialistas ainda alertam que, mesmo para estes negócios listados, não há a garantia alta lucratividade e que esta análise é válida somente onde há maior mercado/carência destes produtos e serviços.

A pesquisa não entra muito afundo na análise do setor de bares e restaurantes mas fica claro que o mais promissor nesta área são os negócios focados em um ticket médio mais baixo. Quem também indica esta tendência é Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel-PR:

“O poder aquisitivo das pessoas caiu, é isso que vemos. Quem pedia vinho mais caro está pedindo vinho mais barato, quem pedia prato mais caro está pedindo mais barato. Então, estamos vivendo uma nova realidade, um novo comportamento do público”, afirma.

Para complementar o estudo do SEBRAE, segundo outra pesquisa feita pela Abrasel em parceria com a Fispal Food Service, o contingente de bares e restaurantes que estão operando com prejuízo continuou aumentando e atingiu seu ápice (39%) no terceiro trimestre de 2016. A boa notícia é que um conjunto maior de empresas (28% contra 25% na edição anterior da pesquisa) está conseguindo melhorar sua rentabilidade.

Abrir um restaurante ainda é um bom negócio?

CONCLUSÃO

Mesmo com todas as dificuldades do nosso mercado atual, o setor deve reagir ainda em 2017 e abrir um restaurante este ano pode sim ser um bom negócio, desde que bem planejado e estando atento às necessidades atuais do mercado consumidor.

E você, está pensando em abrir seu restaurante? Ainda está em dúvida? Compartilhe conosco!

Espero que estas dicas tenham ajudado você a entender melhor sobre restaurantes. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!

Referências
http://www.abrasel.com.br/component/content/article/7-noticias/5049-22022017-pesquisa-de-conjuntura-economica-poe-setor-em-alerta-para-este-ano.html
http://www.bemparana.com.br/noticia/468335/com-crise-movimento-nos-restaurantes-de-curitiba-cai-30-em-2016

Conteúdo criado em 
12/5/2021
 na categoria  
Bares e Restaurantes

Mais blog posts sobre 

Bares e Restaurantes

 

Ver mais BLOG POSTS

Chef Planet News
Toda semana videoaulas e conteúdos exclusivos
para turbinar seu negócio!

No spam ever. Read our Privacy Policy
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.