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ontar um restaurante ou delivery pode ser muito mais desafiador do que muitas pessoas imaginam, e alguns erros podem fechar o seu delivery. E isso é algo que a gente não quer, certo?

Por isso, neste post separei algumas dicas importantes para você sair na frente da concorrência e evitar cometer os erros mais comuns que eu já vi os empreendedores do ramo cometerem.

Então bora se preparar bem para evitar esses erros e ter um delivery de sucesso!

7 erros que fecham o seu delivery ou restaurante

1. Erros de sociedade

Erros entre os sócios estão entre os mais comuns e um delivery ou restaurante. E não é à toa, pois uma sociedade é como se fosse um casamento: é preciso conversar com a pessoa, dividir tarefas, saber ouvir etc.

Além disso, muita gente começa as sociedades com pessoas próximas, como cônjuge, amigos ou familiares, então é preciso saber separar as coisas. Assim, novamente, é preciso entender como dividir as tarefas - saber o que é responsabilidade de um, do outro e as responsabilidades conjuntas.

Eu também sugiro que você escolha alguém para sócio que complemente suas habilidades - ou seja, uma pessoa que saiba fazer o que você não faz, para que ambos possam agregar à sociedade.

É importante deixar bem claro como tudo vai funcionar antes de começar a sociedade, para evitar problemas futuros.

2. Confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro

Para exemplificar esse erro, vou contar a história de um cliente para quem dei consultoria: ele estava começando a desenvolver o negócio, aumentar o número de lojas etc. Como estava entrando mais dinheiro em caixa, ele acabou usando o dinheiro para comprar algo pessoal - um carro. Só que a empresa precisava de reforma, de equipamentos na cozinha, manutenção etc. Ou seja, ele confundiu o dinheiro do negócio com o dinheiro dele.

É claro que você também tem dinheiro a parte do lucro que gera com seu empreendimento, mas é preciso assegurar que seu negócio está com tudo em dia antes disso. Além disso, é importante que você determine o seu salário - o chamado pró-labore - para evitar tirar mais do que o necessário do caixa da empresa.

Você precisa guardar o capital de giro da sua empresa; sua empresa precisa ter uma reserva financeira com a qual possa contar em tempos difíceis - como quando equipamentos quebram - ou no caso da pandemia.

3. Não conhecer seu público-alvo

É essencial definir e conhecer seu público-alvo para estabelecer ou desenvolver seu delivery ou restaurante, pois isso vai impactar em toda a sua estratégia de negócio. E não, não adianta dizer que seu público-alvo é “todo mundo”, por que não é.

Por exemplo, se você quer ter uma loja de açaí, precisa saber: pra quem você quer vender o seu produto? Esse público-alvo é formado por gente jovem ou gente mais madura? Do que essas pessoas gostam? Pelo que elas se interessam?

Perceba que as respostas a essas perguntas vão influenciar em quase todas as decisões da sua loja, desde o cardápio até a decoração, passando pela sua logo, pelo tipo de atendimento que vai oferecer e pelo preço que você vai praticar.

Leia mais: 5 erros que causam um desastre na sua cozinha

4. Erros de planejamento

Antes de abrir o seu negócio, você precisa sentar e planejar. Mas como fazer um planejamento? Existem vários tipos de planejamento, e o mais importante é você colocar a mão na massa e fazê-lo.

Por exemplo, o primeiro passo é você se perguntar o que você vai precisar para abrir o seu negócio. Por exemplo, digamos que você queira abrir uma barraquinha de pastel. Do que você vai precisar? De uma fritadeira, fornecedores, massa de pastel, embalagens, fazer pesquisa de preços com a concorrência, quais serão os seus gastos, por quanto você tem que vender o produto e a quantidade que deve ser vendida etc.

E fazer o planejamento pode ser muito simples: você pode até fazê-lo em um caderno. Nele, você vai listar o que precisa, quanto custa, se tem como adquirir agora - e, se não, o que pode fazer para substituir até conseguir.

Tudo isso é planejamento. É definir os caminhos e as decisões que você vai tomar a respeito do seu negócio. O planejamento é essencial para você começar de forma certa. Lembre-se: para quem não sabe onde chegar, o caminho é muito longo. Se você sabe onde quer chegar, o caminho é muito mais rápido.

5. Erros de gestão

Quem trabalha no ramo da gastronomia costuma gostar da operação - cozinhar -, e às vezes acaba negligenciado a gestão do negócio. É por isso que, muitas vezes, nos perguntamos por que aquele restaurante cuja comida era tão boa fechou. Muitas vezes, isso acontece por falta de gestão.

O segredo de qualquer negócio é ter uma boa gestão: saber o que fazer com os números, estar atento a todos os detalhes, saber contratar, saber fazer marketing etc. Ou seja, não é apenas uma coisa, mas o conjunto, que vai determinar uma gestão eficiente.

6. Não ter foco no cliente

Eu canso de ver restaurantes caçando clientes, mas depois não sabendo tratá-los direito. Não esqueça: o melhor cliente é aquele que você já tem. É mais fácil manter o relacionamento com quem já conhece e gosta da sua marca do que ficar só atraindo pessoas que ainda não sabem quem você é.

É importante também que você tenha alguns dados básicos dos seus clientes - nome, algum tipo de contato etc. - para trabalhar o relacionamento com eles. Se você ainda não tem essas informações, comece indo atrás disso hoje mesmo.

Se você já tem essa lista de clientes com os contatos deles, invista no relacionamento. Por exemplo, mande uma mensagem para ele, por WhatsApp, SMS ou e-mail: pergunte se não tem interesse em fazer um pedido, ou ofereça um cupom de desconto. Mantenha ele sempre com você, em vez de só prestar atenção aos novos clientes que ainda não estão fidelizados.

Também é importante fazer pesquisa de satisfação com seus consumidores. Estabeleça um objetivo para a sua pesquisa - o que você quer saber, como se seu produto é bom, se seu ambiente é legal, se seu preço está interessante  etc. - para esclarecer as dúvidas que você tem em relação ao seu negócio.

7. Não definir precificação

Por que é tão importante definir precificação corretamente? Um primeiro lugar, para você conhecer seus números e entender o quanto você precisa faturar para manter seu negócio ou aumentar seu lucro.

Para quem está começando um negócio, esse é o momento ideal para fazer isso: eu tenho bastante conteúdo aqui no blog e no meu canal no YouTube sobre isso, e minha sugestão é que você já faça uma simulação, para detectar possíveis erros e descobrir onde estão as oportunidades de faturar mais. Essa análise faz parte do seu negócio, e não há espaço para achismos. Precificação faz toda a diferença!

Se você gostou dessas dicas, confira também o vídeo abaixo, com ainda mais informações sobre os erros que fecham o seu delivery ou restaurante:Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!


Espero que essas dicas tenham ajudado você. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!


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29/7/2021
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