ocê é um apaixonado pela culinária e está pensando em abrir um restaurante? Saiba que o mundo empreendedor da gastronomia seduz muita gente, de acordo com pesquisa recente divulgada pelo Senai, este setor tem apresentado uma média anual de aberturas de M.E.I de 9.6%.
No entanto, nem tudo são flores neste setor, segundo a ABRASEL (Associação brasileira que representa o setor), de cada 10 bares e restaurantes que são abertos no Brasil, 5 fecham antes de completar 2 anos. Entre todos os ramos do comércio, o da alimentação é um dos que menos sobrevive.
Mas não desanime do seu sonho, estas informações devem servir como um alerta pois muitos destes negócios padecem pela falta de planejamento ao mesmo tempo que existem outros diversos empreendedores que estão obtendo sucesso neste setor mesmo com a economia brasileira em crise.
Quer trilhar o mesmo caminho de sucesso? Siga as dicas abaixo para começar o seu empreendimento com o pé direito!
DICA 1: Reflexão antes da ação!
Este é um momento de suma importância e que você precisará levar muito à sério antes de começar esta jornada. Esta reflexão não só lhe ajudará a ter certeza da escolha que está prestes a tomar como também a se preparar da forma correta.
Boa porcentagem daqueles que estão pensando em abrir seu restaurante se dividem em dois grupos o primeiro são aqueles que estão tomando esta decisão por terem prazer e talento para cozinhar e hoje praticam a culinária por hobby, já o segundo grupo são aqueles que já trabalham profissionalmente como cozinheiro ou chef e querem se tornar o próprio patrão.
Os hobbystas aventureiros
Se você se encaixa no primeiro grupo, tenha em mente que o dia a dia da cozinha é muito diferente dos eventos que você costuma promover eventualmente para os seus amigos e familiares. Aqui, seu sucesso muito dependerá do encontro de suas aptidões com a forma que você montará o seu negócio. Você já definiu se é você que vai cozinhar todos os dias ou se apenas gerenciará os seus cozinheiros? Definido isso você deverá se perguntar, estou preparado psicologicamente e profissionalmente para esta opção? Se sentir que você não está preparado em uma dessas duas áreas, busque se aprimorar antes de iniciar o seu negócio.
Chefs empreendedores
Para o segundo grupo, dos profissionais que já atuam na área, esta reflexão é tão importante quanto. Muitos podem cometer o grave erro de subestimar o trabalho que o seu patrão ou gerente executa e acabar cometendo erros de gestão que podem acabar com o seu negócio rapidamente conforme atestam os dados mostrados no início do texto.
No seu dia a dia de trabalho aproveite e veja com outros olhos todas dificuldades e também as qualidades da empresa em que trabalha e se pergunte; você já tem o olhar de empresário ou ainda trabalha com a visão apenas de empregado? No meu negócio, vou conseguir aplicar estas qualidades e resolver as dificuldades? Ser um bom Chef não garantirá o sucesso do seu negócio, é preciso estar preparado em diversas outras áreas como, por exemplo, finanças e recursos humanos.
DICA 2: Capacitação, esteja preparado!
Fica claro que, tanto para os casos descritos à cima ou até mesmo para aqueles que não se encaixam nestes perfis, a capacitação do empreendedor pode ter grande parcela de contribuição no sucesso do seu restaurante. Não estamos falando necessariamente em começar uma faculdade, mas existem diversos cursos rápidos, workshops e palestras que pode lhe auxiliar a ter uma melhor noção em como estruturar melhor o seu negócio ou até mesmo buscar um sócio que complemente as suas aptidões.
Segundo o presidente do Conselho de Administração Nacional da (Abrasel) Célio Salles “Ter um restaurante não tem relação direta com saber cozinhar, por exemplo, mas sim com saber administrar. Tem que ter habilidade de gestão”, declara.
Cursos sobre liderança, planejamento estratégico e finanças são muito bem vindos!
DICA 3: Plano de negócio, organizando as ideias!
Parece que uma parcela considerável dos brasileiros sofre do mesmo sintoma, após tomarem a decisão de começar a empreender, abaixam a cabeça, arregaçam as mangas e começam a por a mão na massa para que o projeto saia do papel. Embora esta prática tenha dado certo durante anos, temos que lembrar que passamos por um momento peculiar da economia e, mais do que nunca, o seu projeto precisa estar bem detalhado para que ele se materialize da forma correta.
É muito importante alertá-lo que esta fase de planejamento é primordial no seu negócio pois, após inaugurado o seu restaurante, é comum termos uma grande dificuldade em sentar com calma e planejar as ações, principalmente, quando se inicia de forma desorganizada.
Portanto, papel e caneta às mãos e comece a detalhar como você visualiza o seu restaurante:
👉 Qual o tipo de clientela que espero atender?
👉 Qual será o meu cardápio?
👉 Qual o capital inicial de investimento necessário?
👉 Quais serão os meus custos fixos?
👉 Qual o local mais adequado?
👉 Quais os equipamentos necessários?
👉 Quantos e quais funcionários vou precisar?
👉 Quais as estratégicas para superar os concorrentes?
👉 Quais medidas eu tenho que tomar para a legalização restaurante?
CONCLUSÃO
É claro que, além dos pontos citados à cima, existem diversos outros detalhes que farão grande diferença no sucesso do seu restaurante como por exemplo o marketing mas acreditamos que se dedicando com afinco nestes 3 pontos chaves você com certeza estará em um outro nível.
E você, já iniciou o processo de abertura do seu restaurante? Compartilhe conosco a sua experiência!
Espero que estas dicas tenham ajudado você a entender melhor como abrir um restaurante. E se quiser aprender mais sobre gestão de restaurantes, conheça nossos cursos online, escolha a opção que mais agrada você e descubra como melhorar seu negócio!